sexta-feira, 19 de março de 2010

Limpar Portugal

Quando comentava com o A. sobre a iniciativa Limpar Portugal, e lhe perguntei se também queria participar, responde-me ele indignado.
- Euuuuuuu??????????? Ir fazer isto? Que ponham os desempregados, eles não disseram que cada vez há mais desempregados? Ou então quem está a receber dinheiro do rendimento minimo, que não fazem nada...
Eu em silêncio olhava-o admirada.
Mas ele lá continuava.
- Era só que me faltava ir agora para o meio do lixo depois do meu trabalho, eu pago os meus impostos, solita.
Abria-me muitos os olhos e pergunta:
- Não é????
Nem respondi.
É um parvo, mas tem um pouco de razão.

23 comentários:

Kapikua disse...

tem razão nenhuma!

Já agora fale dos reformados também.

Uma iniciativa destas não passa por obrigar ninguém a fazer algo, passa por tomarmos consciência da importância de o fazermos.

Já agora pergunta ao A. se devemos mandar beatas de cigarro para o chão e depois obrigar um desempregado a apanhá-la.
e pergunta-lhe também se, caso tenha o azar de algum dia ficar desempregado, vai passar os dias a limpar as matas e florestas deste país.

A consciência ecológica ou se tem ou não se tem.

Beijo e desculpa o tom!

Nina disse...

Na minha escola amanhã há imensa gente a limpar...e eu tb iria, se pudesse, mas não posso mesmo.:)
beijocas

Capuxa disse...

eles foram ontem ao Porto Canal falar disso! :)

beijinho

maria disse...

O A. não é parvo e tem muita razão...também pensei em ir, mas depois desisti e não tem nada a ver com ter consciência ecológica ou não.

Acho muito bem que limpem Portugal, que bem precisa, mas deviam fazê-lo todos os dias, se cada um de nós limpasse o nosso cantinho ou não sujasse, Portugal seria mais limpo, bastava que se preocupassem só um bocadinho, coisa que não acontece...

No prédio onde vivo temos uma casa do lixo com caixotes próprios para se meter todo o tipo de lixo...e vejo tanta coisa mal feita que é de bradar aos Céus...papel no caixote dos plásticos, garrafas de vidro no caixote do papel, já para não falar do lixo doméstico que é metido no primeiro caixote que encontram...se as pessoas não conseguem manter limpa uma simples casa do lixo imagina o que não fazem por esse Portugal...

Enfim!

Beijinhooos :)

Libelinha☆ disse...

É tudo muito lindo mas... E os restantes dos dias?!?...
De repente deram-lhes a consciência ecológica?!?...
Havia tanta coisa a dizer mas... Ao mesmo tempo apoio a iniciativa, lol!...

Beijinhos ;P

Kapikua disse...

desculpe que lhe pergunte Maria, mas o que é que os desempregados ou os que recebem rendimento mínimo têm a ver com o que diz?
Era bom que muitos desempregados aderissem assim como muitos empregados ou reformados, mas que o façam por julgarem ser importante fazê-lo!
A iniciativa é de cariz voluntário, quer ir vai, não quer ir não vai!

tronxa disse...

bem sei k todos os dias se devia ter a consciencia de nao sujar, mas a verdade é k isso nao acontece...

esta iniciativa serve exactammente para tentar consciencializar os portugueses das toneladas de lixo k se apanham por esse portugal fora, para nos consciencializarmos de que um papel a cada um, dao 10.000.000 no chão...

eu sou dakelas que kd sai da praia, alem de trazer o meu lixo, ainda trago todo o outro k por la encontro, sou incapaz de deitar seja o k for no chao, meto nos bolsos, kd chego a casa despejo-os para o lixo. o meu carro parece um aterro municipal, vou atirando com o lixo para o chao do pendura e de vez em kd vou la limpa-lo... mas prefiro ter o carro cheio de lixo a deita-lo pela janela fora!

a essas iniciativas nunca adiro, mas todo o ano faço essas limpezas, seja na praia ou seja nos passeios que dou pelo pinhal, sempre apanhando o lixo k os outros vao largando...

tb acho k os desempregados nao têm nada que ir apanhar lixo, a menos que queiram, ja os que recebem o rendimento minimo... esses bem k podiam ser obrigados a irem, sempre faziam algo de jeito em x de andarem a viver á custa de kem faz descontos!

(claro k tb nao sao todos, ha kem receba o rendimento minimo, muito justamente, mas ha tanta gente a viver á pala... fazendo filhos para virem mais 200 euros... crianças de 13 anos a parirem para renderem... enfim... isso sao outros 500s!)

bjnhssssssssssssssss solita e bem hajas por ires de livre vontade ajudar a limpar este nosso país!

maria disse...

Kapikua, eu não falei em desempregados, empregados ou outros...quando dei razão ao A., foi apenas por ele dizer que não ia limpar o lixo que os outros fazem...eu também não vou e não vou não porque não ache bem esta iniciativa, mas porque eu faço a minha parte, todos os dias e não apenas amanhã...faço separação do lixo desde que ouvi pela primeira vez falar na palavra reciclagem...sou incapaz de mandar seja o que for para o chão e quando não vejo um caixote nas proximidades trago o lixo comigo...

Concordo e aplaudo esta iniciativa, mas não vou...

Não falei em ninguém em particular, mas agora ao lê-lo lembrei dos que recebem o rendimento mínimo, com o qual não concordo, dos presos, dos militares e tantos outros que não fazem nada e só recebem...esses deveriam dar algum contributo para a sociedade...

Melhor que tudo isso seria nao ser preciso haver um dia para limpar Portugal...

É como eu digo, se fossemos todos um bocadinho mais civícos...

Fique bem :)

Kapikua disse...

Ficarei Maria :)

as questões que TE (caso me seja permitida a informalidade) coloquei deveram-se à tua concordância com as afirmações do A. Eu concordo com tudo o que dizes na resposta às minhas questões, não concordo em absoluto com o que o A disse.

Parece-me até haver nessas afirmações laivos de arrogância e sobranceria que a mim não caem bem.
O que me ocorre ao ler a conversa que a solita relata é: "Eu pago impostos os outros que não pagam e beneficiam deles que trabalhem p'ra malta!"
Pode até ser uma má interpretação da minha parte, mas é o que depreendo da conversa.

Feita a dissecação do meu pensamento, despeço-me,à Engº Sousa Veloso,com amizade!

Beijo

SolitaFit disse...

KapiKua, Heheheh!!!!
Não te exaltes, compreendo o teu ponto de vista mas percebi o que ele quis dizer também. A ideia não era por os desempregados a trabalhar de borla, mas sim, dar-lhes emprego.
Ele não entendeu a iniciativa e por isso é que eu nem lhe respondi.


Heheheh


Isto tá bonito, mas eu agora não vos posso responder, Mais logo.


Jinhos Kapikua

Melga disse...

Sabes Sol o A não é parvo nenhum, ou então somos os dois.
Então no dia a dia eu comporto-me correctamente no que diz respeito aos residuos, respondo a auditorias quando as mesmas revelam triagens incorrectas, tenho que saber de cor e ensinar aos alunos o que é Grupo I II III ou IV e ainda ia sujar as mãos no lixo que os imundos atiram para o chão...deviam era ser obrigados a apanhar o mesmo com a boca...

Bjo e enjoy o wek end***

Kapikua disse...

eu é que sou parvo por me enervar com isto!

Então por sermos todos (os que aqui têm opinado) modelos de cidadania no que toca ao ambiente não devemos concordar com medidas de sensibilização da população?

Admito a não aderência à causa por acharem que a vossa contribuição é feita diariamente, mas custa-me aceitar a antipatia para com a iniciativa!

Fim de citação e de indignação!

SolitaFit disse...

Kapicua, dá para ver que estás chateado mas a mim só me apetece rir. È que numca pensei que este post trouxe-se tanta polémica. Na verdade eu achei piada ao que ele disse pk o conheço e ele não é nada destas coisas, para ele tá sempre tudo bem, não liga nada a estas coisas, mas como ontem não teve um dia nada bom, descarregou assim. Não estou a querer desculpá-lo, atenção. Porque ele (já lhe perguntei) é dos que deita as beatas para o chão, Vê bem, mas percebi o que ele quis dizer. Há muita gente que não ker trabalhar, não são todos, mas nós conhecemos alguns. Enquanto que nós porque ganhamos 629€ temos de comprar casa e pagá-la uma vida inteira, o meu enteado teve de comprar o computador dele pk não teve direito a um de graça, etc, olha tinhamos aqui conversa para o resto da tarde, mas agora não temos tempo não é, hehehe!!!!
Va lá não fiques chateado aqui com a solita que eu vou ver se amanhã vou então participar nessa iniciativa.

Jinhos

SolitaFit disse...

Nina vamos lá ver se eu vou, se não me chamarem de urgencia para o trabalho.


Jinhos

SolitaFit disse...

Xaninha, lá no meu trabalho tbm divulgaram, foi lá que soube.


Jinhos

SolitaFit disse...

Maria, eu percebi o que ele quis dizer já expliquei o kapikua. Eu tbm sou como tu. separo lixo, se tiver alguma coisa para meter no lixo tipo lenços de papel guardo e deito depois. Olha já ri tanto com isto.


Jinhos

SolitaFit disse...

Tronxa é verdade. ERa isso que ele queria dizer, não era para os desempregados irem amanhã, era dar empregos desses, mas obviamente que não era a um licenciado, (digo eu assim, de repente lembrei-me) e porque sim, há pessoal que tem filhos para receber o dinheiro mas depois não querem saber dos filhos, e andam ao deus dará. Enfim!!!


Jinhos miga

SolitaFit disse...

Eu tbm apoio LIbelinha, foi um desabafo do moço, vá... não crucefiquem o meu fofo.


Hehehehhe!!!!


Jokinhas

SolitaFit disse...

Melga, por amor de deus tu não lances mais lenha para a fogueira, isto já está demais. hehehheheeh


Jinhos

maria disse...

Não foi nada demais solita, apenas opiniões diferenes...é da discussão que nasce a luz...

Eu entendi o A. e entendi todos...e não sou contra esta iniciativa só porque faço separação do lixo...disse apenas que não vou.

Kapikua podes tratar-me por tu à vontade, não só estamos na net onde o você raramente se usa como ainda, pelo que entendi, temos um amor em comum, o mesmo clube de futebol eheheh :)

Beijinhooos :)

SolitaFit disse...

Que clube Maria???

maria disse...

O Sporting Clube de Portugal, claro eheheh

Beijinhooos :)

SolitaFit disse...

Kórrorrrr!!!
Maria
SLB


Hahahahha


Jinhos